Fuja do black hat – 3 Práticas que podem estragar a saúde do seu site.


Você já deve ter ouvido falar no algoritmo do Google, certo? Ele é um mecanismo que o buscador mais acessado da internet usa para determinar o ranking de sites a cada pesquisa. Ajustando assim o posicionamento de cada resposta encontrada para as suas buscas no dia a dia. Tudo de acordo com os critérios estabelecidos pelas boas práticas de SEO e usabilidade.


Conhecendo a forma como o algoritmo funciona, é possível tentar manipular o resultado, enganando o Google sobre o conteúdo do seu site, de forma a ficar em uma posição mais alta. Essa técnica é conhecida como black hat (tem esse nome porque nos antigos filmes de faroeste os bandidos costumavam usar chapéus pretos), e deve ser evitada a todo custo. Se você é ‘old’ de internet, sim, em pleno 2020 estamos discutindo black hat. Ainda tem muito!


Algumas práticas consideradas black hat:


- Keyword stuffing: é a técnica que consiste em repetir o maior número de vezes uma palavra-chave nos textos, de forma a dar a impressão de que o conteúdo é muito relevante por causa disso. Em teoria, quanto mais repetir determinado palavra-chave no texto mais aquele conteúdo se posicionará melhor nos buscadores. Das atualizações do algoritmo, podemos destacar a humminbird, que é focada na importância da semântica e como os termos são distribuídos e utilizados para a coerência de um texto.


Dica de ouro: Em um conteúdo bem escrito, os termos chave aparecerão naturalmente e o Google reconhecerá esse aspecto.



- Cloaking: essa estratégia consiste em camuflar uma página no site apenas para os robôs do Google analisarem e outra, completamente diferente, será mostrada aos usuários, enganando o algoritmo.

Para deixar claro, repitam conosco: SEO É FEITO PARA USUÁRIOS, NÃO PARA A MÁQUINA!


Com isso em mente, entendemos que é ineficaz apresentar duas versões de uma página. Sem contar que gera uma má experiência aos usuários, além de aumentar o bounce-rate da sua página. E, adivinhem? O Google também está de olho nisso!


Se a experiência do usuário já está no radar do Google há um tempo, a empresa anunciou recentemente uma nova grande atualização para 2021. Desde o Rankbrain, atualização de 2015 que trouxe entendimentos das intenções de busca, a nova mudança conta com machine learning e inteligência artificial. E essa atualização é T O D I N H A direcionada a experiência do usuário.



- Link-farming: essa prática consiste em trocar links com sites aleatórios, no intuito de elevar o posicionamento no pagerank e dar mais relevância à sua página ou domínio. Até 2010, sites sem conteúdo algum eram criados apenas com linkagens para um grupo de sites, independente da qualquer relação entre os segmentos.

Não podemos deixar de mencionar a compra de backlinks. Muita gente ganhou dinheiro fazendo essas ‘fazendas’ de links para sites. Como a presença de links externos é um dos fatores de ranqueamento, essa combinação faz parecer que outros sites estão mencionando o seu, mas é pura enganação! Uma vez que o algoritmo percebe essa manipulação, todo o progresso de ranqueamento é perdido, bem como a relevância do site dentro do seu segmento. Podemos mencionar, ainda, que a atualização Pinguim, de 2012, foi a maior responsável por ‘caçar’ esses backlinks que não eram adquiridos de forma natural.


Dica de ouro: Trabalhe seus conteúdos para adquirir relevância de domínio. Colaborações também são bem vindas.

O Google leva muito a sério a tarefa de mostrar os melhores resultados para seus usuários e está sempre atualizando seu algoritmo de forma a identificar práticas ilícitas e punir os envolvidos. Essas punições envolvem desde perda de posições no ranking até mesmo o banimento do site.


Webmasters sérios não precisam enganar o algoritmo do Google para conseguir bons resultados. Um bom conteúdo publicado com técnicas corretas e voltado para a satisfação do usuário trará bons resultados. A NMAdigital trabalha dessa forma. Nossa equipe possui especialistas em SEO e em redação voltada para SEO preparados para melhorar o resultado do seu site. Confira nossos serviços e entre em contato.


Vamos juntos? :)


Posts recentes

Ver tudo

ATENDIMENTO: +55 21 98366-4826

©2020 by NMAdigital