Entenda seu público com a Abordagem Clínica da Informação

Atualizado: Jun 18

Por Pedro Figueiredo*




Quando falamos sobre estudos de mercado e posicionamento de marca, tocamos em um assunto muito importante da ciência da informação: o estudo de usuários. Em sua definição mais simples, ele consiste em uma investigação destinada a entender a demanda de um usuário por informações sobre determinado assunto.

Mas o que isso tem a ver com o marketing digital?

Podemos afirmar com convicção que tudo! Cada vez mais as empresas usam o meio digital para falar com seus usuários (tanto os potenciais quanto os fidelizados), seja para vender seu produto ou serviço, seja para ter um approach mais próximo de seus leads. Para isso, é importante entender quem são essas pessoas, do que elas precisam, o que está se falando no momento e, a partir daí, identificar oportunidades de negócio.

Como fazemos isso?

Precisamos, primeiro, conhecer a Abordagem Clínica da Informação (ACI), um conceito que une psicologia e ciência da informação. Ou seja, apresenta a possibilidade de investigar comportamentos informacionais levando em consideração a influência de elementos externos (afetivos, simbólicos, culturais etc). Esse método, embasado na perspectiva clínica, almeja o recolhimento de informações sem isolá-los do background original e da realidade em que estão inseridos.

Então, o estudo de usuários vai além de somente entender a demanda por informação do seu público. Reunindo diferentes métodos e técnicas de pesquisa, é possível fazer uma análise da relação do usuário com a informação em suas ações e comportamentos.

Munidos desse conhecimento e com dados extraídos de diferentes APIs de diversas plataformas de dados abertos, a equipe de informação e a equipe criativa têm uma poderosa carta na manga: entender o que o usuário deseja. E, com isso, pode aperfeiçoar suas linhas de ação, disponibilizando conteúdos de qualidade (informativos e interessantes) e elaborando estratégias segmentadas que exercerão grande influência na decisão de aquisição do produto/serviço que se deseja vender.

*Pedro Figueiredo faz parte da equipe de SEO da Nossa MINI Agência e é bibliotecário em formação pela UNIRIO. Além disso, atua em pesquisa acadêmica na área de organização do conhecimento, também na UNIRIO.


ATENDIMENTO: +55 21 98366-4826

©2020 by NMAdigital